sexta-feira, 14 de setembro de 2018

ELEIÇÕES 2018


As palavras chaves são: discurso, ideologia, contexto político-social, compreensão (ou não), relação humana, identificação (ou não).

Vamos lá!

Nós sabemos que o discurso em si é construído com base no contexto social de cada um.

Em resumo, a ideologia por trás de um discurso reflete diretamente as características sociais no qual o ser humano foi inserido, viveu ou sofreu – até porque a gente não sabe o que se passou na vida dele.

Levando isso em consideração eu acho que nós, e digo ‘nós’ me incluindo obviamente, deveríamos analisar o discurso propriamente dito de uma maneira mais séria. Principalmente nesse contexto de eleições, predileções e falta de vontade de viver da maioria. Pode ser difícil, mas vai que da certo.

ANOTEM!



O dia é 14 de setembro de 2018. Faltam 22 dias para a eleição do próximo presidente do Brasil. Ser que vai nos representar por mais quatro (4) longos e sofridos (ou não) anos. Estamos numa situação de crise, recuperando o fôlego de uma situação econômica crítica. Sobrevivendo. Cada braçada ou pernada é sofrida. Muitos tiveram que se reinventar nesse processo.

E existe um candidato em especial que representa a revolta do brasileiro nesse momento! Sim representa, mas só a postura porque as ideologias são outras.



E é aí que entra a poHa da análise do discurso bem feita, sabe?

Até porque para se ter sentido na comunicação são necessárias três coisas:

  • Emissor – [OK] O candidato existe emitindo sua revolta, a revolta do povo.
  • Recepção –[OK] Temos nossa sociedade recebendo essa revolta. Demonstrando apoio.
  • Compreensão –[NÃO] Não temos compreensão da sociedade pra mensagem o candidato enviou.




E EU ACHO UM ABSURDO O CIDADÃO AINDA NÃO SABER ESCOLHER SEU CANDIDATO!!!



Principalmente porque parte da nossa sociedade é feminina.



E esse candidato em questão tem um discurso maravilhoso pra essa fatia esmagadora brasileira que são as mulheres.

Na verdade nem tem um discurso, mas sim uma postura que é inadequada.

Eu preciso dizer que me toca o modo como ele fala, trata e lida com as mulheres. A pessoa está se candidatando para o cargo máximo de gestão de um país. O presidente é uma referencia pra muitas pessoas. O modo de pensar, falar, o que ele é na vida dele, os gestos, as palavras e os pensamentos que ele propaga como chefe máximo de uma nação atinge a todos nós.

Não é porque eu não sou mulher que eu não me incomodo com o discurso que ele tem frente à sociedade. Na pizza de análise dos presidenciáveis, pra mim, é só mais uma fatia jogada no lixo. Mais uma certeza que ele não me serve e não representa.

Discurso radical contra a violência, contra as drogas, contra a pobreza, contra o caralho a quatro qualquer um tem. A diferença está no modo que essa atitude pode ser digerida ou não pela sociedade.

Afinal quem diz XÔ quando você quer comer uma galinha?


Nenhum comentário:

Postar um comentário