quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Cadê o bom senso? Bom senso morreu?


Ando me perguntando se é tão difícil agir com o velho e amigo Bom Senso atualmente. Impressionante como tem coisas que realmente ultrapassam o limite e que infelizmente o dito senso está entrando em desuso. Simplesmente ele não está presente em todas as pessoas e pronto. Tive um exemplo disso recentemente.

É certo que em todo órgão público existe um regulamento interno estabelecendo normas de conduta tanto para os servidores quanto para os freqüentadores. Por exemplo, em alguns órgãos é necessário um traje especifico e adequado.

No órgão onde eu trabalho, aconteceu uma situação que confirma a falta do bom senso. Como disse aqui não é permitida a entrada de pessoas trajando camisetas, bermudas e talicoisa. No entanto, a pessoa que foi barrada por estar justamente trajando uma bermuda, era um deficiente físico, cadeirante.

Tá certo que temos que seguir e obedecer ao regulamento, principalmente quando tratamos de órgãos federais. Mas barrar um cadeirante por estar trajando uma roupa inadequada, as vistas do regulamento, já é demais.

Como não ter um colapso nervoso com tanta falta de senso? Pior de tudo é que as pessoas responsáveis por essas atitudes não têm discernimento para saber atribuir o bom senso no dia-a-dia. Elas simplesmente seguem ordens (cegamente!).


Alguns devem lembrar de René Descartes, o primeiro pensador moderno. Autor da filosofia: “penso, logo existo!”. Onde escreveu no famoso Discurso de Método: O bom senso é a coisa mais bem-repartida do mundo.


Pura balela!

Tenho certeza que se fosse a coisa mais bem-repartida do mundo estaríamos vivendo outros tempos. Tempos mais respeitosos, mais evoluídos, mais tranquilos.

E tenho dito!

Desabafo de um ocioso de carteirinha.

2 comentários: